Joana de São João Rodrigues

Joana de São João Rodrigues 
Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde
Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula profissional nº 11281)

Quando somos confrontados com situações inesperadas, quando vivemos algum momento impactante, quando estamos a iniciar uma nova fase de vida ou por vezes sem percebermos bem o porquê, podem surgir alterações em nós próprios. Essas alterações podem-nos criar sofrimento, angústia e mal-estar. Todos nós merecemos a oportunidade de optar e de decidir pelo que nos faz sentir bem, sem condicionamentos. Um bem-estar psicológico é essencial para um bem-estar global e para uma vida plena e harmoniosa. Uma pessoa vai muito além dos seus problemas e dificuldades. O que me proponho a fazer com quem me procura é acompanhá-lo no processo de descoberta de si, das suas vulnerabilidades e especificidades. Acredito nas potencialidades de cada pessoa e na importância da exploração de novas perspetivas para que seja cada vez mais capaz de regular as suas necessidades psicológicas e, assim, encontrar o seu equilíbrio emocional.

Formação profissional

  • Licenciada em Psicologia – ramo de Psicologia Clínica e da Saúde, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
  • Mestre em Psicologia – secção de Psicologia Clínica e da Saúde – núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
  • Pós-Graduada em Educação Social e Intervenção Comunitária, pelo Centro de Formação e Desenvolvimento Pessoal (Cognos).
  • Membro Associado da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva – a concluir o curso de pós-graduação em Psicoterapia (APTCC).
  • Formadora Certificada, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
  • Formadora Certificada, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

 

Experiência profissional

Desenvolveu atividade clínica de apoio a doentes com doença oncológica e seus familiares no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil do Centro Regional de Oncologia de Lisboa, no Serviço da Clínica da Dor.

Deu apoio psicológico às famílias e crianças com cardiopatias congénitas internadas no Hospital Vall d’Hebron para cirurgia através da Associació d’ajuda als Afectats de Cardiopaties Infantils de Catalunya (Associação de ajuda aos Afetados por Cardiopatias Infantis da Catalunha), em Barcelona.

Desenvolveu atividade de apoio às necessidades das mulheres vítimas de violência doméstica/abuso sexual, pela Associação de Mulheres Contra a Violência, em Lisboa.

Esteve integrada em diversos projetos de Cooperação Internacional, onde deu formação na área da promoção da saúde em Angola e Guiné-Bissau.

Atualmente exerce clínica privada com jovens, adultos e seniores, e é técnica de cuidados continuados integrados de saúde mental na Associação para o Estudo e Integração Psicossocial, em Lisboa.

É a Psicóloga responsável pelo atendimentos da ClaraMente nas Caldas da Rainha, fazendo o acompanhamento psicológico também em Lisboa.