Ana Luísa de Castro Oliveira

foto Ana Luísa (1)

Ana Luísa de Castro Oliveira  
Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde
Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula profissional nº 11757)

O processo terapêutico começa como que uma dança… procuro escutar a melodia, descobrir-lhe os tons e os ritmos, ir experimentando passos diferentes, encontrar os movimentos do outro, entrar nos tempos que me traz. E, aos poucos, começamos a construir um bailado… sempre único. É uma dança única de auto-conhecimento para a pessoa que me procura, mas também uma descoberta para mim acerca do outro e de mim mesma.

“Ora vê: por enquanto tu não és para mim se não um rapazinho perfeitamente igual a cem mil outros rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto eu não sou para ti senão uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativares, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E eu também passo a ser única no mundo para ti…” (in O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry).

Formação profissional

  • Licenciada em Psicologia – ramo de Psicologia Clínica e da Saúde, pela Universidade de Évora.
  • Mestre em Psicologia – área de especialização de Psicologia Clínica e da Saúde, pela Universidade de Évora.
  • Pós-Graduada em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores, pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).
  • Membro Associado da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva – a concluir o curso de pós-graduação em Psicoterapia (APTCC).
  • Formada em Avaliação e Promoção de Competências Parentais, pela Associação Portuguesa de Psicólogos de Intervenção Clínica (APPIC).
  • Formada em Intervenção Psicológica em Situação de Catástrofe, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

 

Experiência profissional

Desenvolveu atividade clínica com crianças, adolescentes e adultos no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital do Espírito Santo (Évora), onde integrou também a Equipa de Saúde Mental Infantil.

Desenvolveu atividades de promoção de competências pessoais e sociais com crianças e jovens em risco, bem como apoio psicossocial às suas famílias, no Bairro da Quinta do Loureiro, em Lisboa.

Integrou uma equipa multidisciplinar de intervenção comunitária no concelho do Seixal, onde realizou diversas atividades de promoção de competências pessoais e sociais com crianças e jovens em risco de exclusão, atividades de promoção e apoio à empregabilidade, sessões de acompanhamento psicológico individuais e de aconselhamento parental com famílias em situação de vulnerabilidade.

Foi Bolseira de Investigação no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, no âmbito da 7ª edição do European Social Survey.

Atualmente encontra-se ausente do projecto Claramente, por tempo indeterminado.