Áreas de intervenção / Jovens

A Juventude é um conceito utilizado para caracterizar o ciclo de vida entre a infância e a vida adulta, na qual ocorrem diversas mudanças biológicas, psicológicas, sociais e culturais.

Ser jovem é ter tudo em aberto, o que pode ser assustador. Ter que decidir o que estudar, ter que tirar boas notas e ao mesmo tempo lidar com as pressões internas e/ou externas (pais, escola, amigos). Muitas das vezes tenta-se ser o que os outros esperam, ao mesmo tempo que se quer ser o próprio. Há uma importância da família, da escola, nas notas, daquela pessoa de quem se gosta, do que ser no futuro, do que se quer ser agora… Como gerir isto tudo? Surgem várias questões a ser respondidas, decisões a ser tomadas, podendo levar o jovem a um estado de inquietação constante. Este período pode ser vivido de forma confusa, com receios, medos, angústias e preocupações. É uma fase conturbada que faz com que muitos pais se interroguem como lidar com os novos comportamentos e atitudes dos seus filhos, sendo necessário, em determinados momentos, apoio de um profissional.

Na ClaraMente, podemos apoiar os jovens, de forma a conseguirem ultrapassar estas dificuldades e a desenvolverem estratégias e novas formas de gerir o que estão a viver, para conseguirem seguir em frente com mais confiança, bem-estar e satisfação. Este é um espaço onde o jovem se sente compreendido, e o apoiamos na construção do seu caminho.